sexta-feira

PENSANDO EM TEATRO (CONFLITO E TENSÃO)

De acordo com o dicionário online o termo COFLITO no Teatro significa um elemento a partir do qual a progressão narrativa tem seu início e na Literatura, minha paixão, Oposição, choque de interesses, entre personagens, normalmente entre o protagonista e forças externas ou até consigo mesmo.

Enquanto tensão significa estado que ameça romper-se. Dessa forma, como definir conflito e tensão no teatro?

De acordo com textos trabalhados acerca do que venha ser um ator, juntamente com o conhecimento adquirido em alguns cursos de formação de mesma temática, conseguir perceber que os atores dão mais atenção aos conflitos efetuados em cena do que as tensões.

Visto que os conflitos aparecem ao longo da narrativa esperando um provável desfecho, enquanto as tensões são o que podem servir de base para gerar esse conflito.

A tensão pode ser gerada a qualquer momento por qualquer motivo. Podendo ser em um movimento, ao sentir fome ou no encontro marcado.

Quando a tensão e advinda predominante do corpo, o ator se preocupar menos com a fala e mais nos movimentos de forma conclusiva. Contudo, não é legal acumular tensões no corpo, pois pode dificultar a desenvoltura do ator. Até mesmo o pensamento pode gerar uma tensão. Outra fato que pode ocorrer tensão e na tentativa de adivinhar o que vai acontecer ao seu redor. Ela também pode diminuir ou aumentar, pois se ficar numa linearidade a situação se tornará cansativa.

E por fim, temos os pontos que podem causar bloqueios no ator, como desgaste ou retenção física, o uso do tempo, por uma palavra dita com tonalidades diversas do natural ou mesmo na criação de estereótipos, no trabalho com um companheiro em uma abordagem de uma personagem e assim sucessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário