segunda-feira

Diversidade Cultural

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE ARTES
LICENCIATURA EM TEATRO
DISCIPLINA: TEORIA E HISTÓRIA DO TEATRO I
PROFESSOR (A): Juliana Veras
ALUNA: Maria Cláudia Costa
DATA: 12/03/2019

→ Refletir sobre elementos de conexão presentes no teatro das seguintes culturas: Egito, Moçambique, México, China, Japão e Índia.
        
         Unificar culturas é o papel das artes, para isso pode fazer uso do teatro, da música, de rituais religiosos, da dança, isto é, de toda identidade que move uma população. E com os países Egito, Moçambique, México, China, Japão e Índia não são diferentes. Com diferentes culturas e de lugares diversos no planeta, com tantas diferenças e, ao mesmo tempo, tanta semelhança, eles testemunham a fé em prol de um bem maior, a sobrevivência, não só das pessoas, mas também de suas origens, ancestralidades e marcas do passado no espaço.

Egito

         Está protegido pela natureza: de um lado e do outro através de desertos ao norte tem o mar. Eles tiveram uma vida estável ao contrário da civilização Mesopotâmia.
         O mito mais famoso da mitologia é Osíris e Ísis. Os egípcios acreditavam na eternidade. No mundo egípcio quando uma pessoa morria tinha que ser conservada tal e qual estava quando morreu, tanto fisicamente quanto seus bens materiais, porque quando chegasse à outra vida encontraria todas as suas coisas intactas.
         Os túmulos mais antigos eram denominados mastabas eram túmulos egípcios, em que eram sepultados faraós ou nobres importantes do Egito antigo. Os hipogeus eram tipos mais modernos de túmulos, construídos mais para o Novo Império. Eles eram subterrâneos, pois davam mais segurança, dificultando que os bens dos mortos fossem roubados.
         A escultura sinalizava a correta marcação de território, não permitindo que povos como o da Núbia que não fazia parte do Egito, mas queria atacá-lo na parte do Sul, não conseguisse. A escultura de Ramsés servia como demonstração de poder material e espiritual.
         A pintura retratava os bens materiais que não eram possíveis ser guardados dentro dos túmulos, isto é, das pirâmides, tais como os campos de trigos, as festas, os banquetes e as homenagens feita aos deuses. Hieróglifos: inscrições sagradas pelos escribas. Escrita demótica, popular no Livro dos Mortos que significa sair para a luz.   O Livro dos Mortos foi uma evolução da terceira fase dos textos funerários. Na primeira, os textos eram escritos nas paredes dos sarcófagos para os Nobres. Enquanto para o povo era escrito nos papiros.

Moçambique

         Oficialmente designado como República de Moçambique, é um país localizado no sudeste do Continente Africano, banhado pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Malawi e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e Suazilândia e África do Sul a sudoeste.
         Não se sabe ao certo a data inicial da arte nesse país, mas podemos retratar a dança mapiko como provedor do povo guerreiro. Começou a ser colonizado a partir de 1400, mas resistiu até 1930. Viviam sobre um certo matriarcado, porém eram os homens que se reunião e iam para a floresta onde usavam máscaras que representavam animais. Essas máscaras assustavam as mulheres.
         A alfabetização era complicada por conta dos vários idiomas que compõe a cultura moçambicana, em número de 43. Contudo, não atrapalhava a questão literária dramática. Somente em 1975 ficou livre do julgo dominante.
         Podemos citar como parte da arte de país: a arte corpórea e falada, o teatro avenida que foi criado por um português “Mutumbela Gogo” em 1984. O mapiko é baseado nos mitos e crenças e são divididos em: tradicional, moderno e de hoje.
         E por fim, temos o Lipico, tradicionalmente, o homem que usava a máscara  nos rituais.

México

         Povos nativos indígenas que viviam no período pré-hispânico. Bastante evoluído teatralmente, principalmente no que compete ao teatro ritual.  Em algumas apresentações o público se juntava aos atores.  Tanto a dança quanto o canto tinham o sentido livre.
         Eles traziam em si algumas bases primordiais como o drama, os deuses, o relicário, o cômico, o social e o familiar. As marionetes eram reproduzidas através de máscaras.
         Podemos citar como características desse lugar o surgimento familiar divino, a preparação dos corpos, a espiritualidade, onde acreditavam que a morte não é o fim. O teatro era visto como espaço específico. E o zoomorfismo consistia na caracterização de homens com seres da natureza em rituais.
         É necessário também fazer alusão ao teatro de rua e as danças tradicionais, lembrando que cada gesto feito em prol da cultura popular é para segurar seus habitantes que estão abandonando seus lugares. Talvez por não concordarem com o que estava acontecendo. Com isso, evangelizadores tentaram implantar um novo teatro, mas perceberam que o já existente falava por si, então deram prosseguimento a esse. Todavia, a inquisição achou que estava muito profano e destruiu muitas coisas, muitos textos foram perdidos.
         Reportar a Juana Inés de La Cruz é falar de escritos muito avançados para o tempo. Entretanto, não podemos esquecer-nos da guerra, isto é, da revolução no México, do contexto Zarzuela referentes a textos, músicas e ação dramática. Havia também grupos de rua tão bem articulados que se tornavam mais forte que os da aristocracia.
         O grupo de teatro La Comedia Mexicana é o maior baluarte do teatro desta década, não só pelo número de trabalhos apresentados, mas porque nenhum outro grupo deste período subiu ao palco tantas obras de autores mexicanos. Nesses mesmos anos o Grupo dos Sete teve grande influência, composto pelos seguintes dramaturgos: Carlos Noriega Hope (1896-1934), Ricardo Parada León (1902-1972), os irmãos Lázaro (1899-1973) e Carlos Lozano García (1902-1985?), Juntamente com três dos melhores dramaturgos da época: José Joaquín Gamboa (1878-1931), Víctor Manuel Díez Barroso (1890-1930) e Francisco Monterde (1894-1985).

China

         República Popular da China, também conhecida simplesmente como China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,38 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da Terra. Sua lenda mais conhecida é o nascimento do dragão. Tendo como figura importante o Gengis Khan, título de um conquistador e também, atualmente, o nome do imperador mongol, nascido com o nome de Temudjin nas proximidades do rio Onon, perto do lago Baikal. Gengis Khan nasceu cercado de lendas sobre a vinda de um lobo cinzento que devorava toda a Terra.
         Outro nome conhecido é o de Confúcio, pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos. Sua filosofia sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade.
          A arte é representada pelos 100 jogos, acrobacia e música, teatro das sombras, os cômicos bufões e palhaços. Além da linguagem dos manguás. Eles partem do princípio onde a bondade é recompensada e a maldade é punida.
         Por fim, a Ópera de Pequim é Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, a famosa Ópera de Pequim se consagrou como destaque quando o quesito é a arte dramática na China. Com um passado de “apenas” 227 anos, sua herança cultural vem calcificando sua importância ao longo do tempo, sendo, definitivamente, uma das mais belas, impactantes e reflexivas formas de arte já produzidas pela humanidade. Venha conhecer um pouco mais sobre a fascinante Ópera de Pequim abaixo.

Japão

         É um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul.
         Segundo a tradição, o teatro nasceu quando o Sol voltou a iluminar o mundo. Tem como características os ritos xintoístas. Para eles o teatro no palco vazio mostra talento e habilidade. Vamos ter uma certa divisão de períodos: o Muromachi, uma divisão da história japonesa que vai de aproximadamente 1336 a 1573. O período marca o governo do Shogunato Muromachi ou Ashikaga, que foi oficialmente estabelecido em 1338. O feudalismo composto pelo período Edo de forte isolamento político-econômico do país e rígido controle interno, regulando os feudos através do código de leis. Em 1868, o período terminou com a Restauração Meiji, quando o governo imperial (tenno) recuperou sua autoridade, marcando o fim das ditaduras feudais, iníciando a modernização do Japão.  
         Com o tempo os Samurais perderam sua função. Antes, o que era representado por máscaras, agora é produzido através de maquiagem na pele.
         Onnagata, trupe só de mulheres, interpretava a temática sagrada de forma sensual no início, quando os homens ainda não participavam desse tipo de arte. Elas eram comumente prostitutas também, o que fez esse estilo teatral ser censurado em 1629 sob a alegação de que a plateia só ia ao teatro para “ver” as atrizes bonitas, não para assistir a peça em si.
         Teatro Bunraku é uma forma de teatro de bonecos japoneses, é uma herança da cultura popular que serve para contar as histórias do Japão antigo. Com movimentos quase humanos e vestidos com quimonos, os bonecos se transformam em verdadeiros atores no palco.
         O butô é uma dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970. Criada por Tatsumi Hijikata na década de 1950, o butô é também inspirado nos movimentos de vanguarda: expressionismo, surrealismo, construtivismo.

Índia

         Oficialmente denominada República da Índia, é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, o sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Utilizavam o teatro, a dança, o culto aos deuses para enriquecer sua cultura. Dentre os deuses mais importantes estão: Shiva deuses supremos do hinduísmo "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem. Brahma é o primeiro deus da trindade do hinduísmo (os outros deuses são Vishnu e Shiva). Considerado deus da música e das canções, com imagem representada como um ser de muitas faces.
         Budismo é uma doutrina religiosa, filosófica e espiritual e tem como preceito a reencarnação do ser humano de forma a prender-nos aos sofrimentos do mundo.
         O Kathakaliem é um tipo de dança do sul da Índia, mais precisamente de Kerala. Ela explora os movimentos leves e um pouco mais lentos, uma das partes do corpo mais usadas, são o olhar e também os pés. Conhecida por ser uma dança bonita e difícil. Todas as manifestações acontecem no solo sagrado. Os atores já antes de entrarem no palco são considerados Deuses.

Referências Bibliográficas

Seminários partilhados em sala no dia 26/03/2019.
Wikipédias acerca dos países.

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