INSTITUTO
FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO
DE ARTES
LICENCIATURA
EM TEATRO
DISCIPLINA:
TEORIA E HISTÓRIA DO TEATRO I
PROFESSOR
(A): Juliana Veras
ALUNA:
Maria Cláudia Costa
DATA:
12/03/2019
→ Refletir
sobre elementos de conexão presentes no teatro das seguintes culturas: Egito,
Moçambique, México, China, Japão e Índia.
Unificar culturas é o papel das artes,
para isso pode fazer uso do teatro, da música, de rituais religiosos, da dança,
isto é, de toda identidade que move uma população. E com os países Egito,
Moçambique, México, China, Japão e Índia não são diferentes. Com diferentes
culturas e de lugares diversos no planeta, com tantas diferenças e, ao mesmo
tempo, tanta semelhança, eles testemunham a fé em prol de um bem maior, a
sobrevivência, não só das pessoas, mas também de suas origens, ancestralidades
e marcas do passado no espaço.
Egito
Está protegido pela natureza: de um
lado e do outro através de desertos ao norte tem o mar. Eles tiveram uma vida
estável ao contrário da civilização Mesopotâmia.
O mito mais famoso da mitologia é
Osíris e Ísis. Os egípcios acreditavam na eternidade. No mundo egípcio quando
uma pessoa morria tinha que ser conservada tal e qual estava quando morreu,
tanto fisicamente quanto seus bens materiais, porque quando chegasse à outra
vida encontraria todas as suas coisas intactas.
Os túmulos mais antigos eram
denominados mastabas eram túmulos egípcios, em que eram sepultados faraós ou
nobres importantes do Egito antigo. Os hipogeus eram tipos mais modernos de
túmulos, construídos mais para o Novo Império. Eles eram subterrâneos, pois
davam mais segurança, dificultando que os bens dos mortos fossem roubados.
A escultura sinalizava a correta
marcação de território, não permitindo que povos como o da Núbia que não fazia
parte do Egito, mas queria atacá-lo na parte do Sul, não conseguisse. A
escultura de Ramsés servia como demonstração de poder material e espiritual.
A pintura retratava os bens materiais
que não eram possíveis ser guardados dentro dos túmulos, isto é, das pirâmides,
tais como os campos de trigos, as festas, os banquetes e as homenagens feita
aos deuses. Hieróglifos: inscrições sagradas pelos escribas. Escrita demótica, popular
no Livro dos Mortos que significa sair para a luz. O Livro dos Mortos foi uma evolução da terceira fase dos textos
funerários. Na primeira, os textos eram escritos nas paredes dos sarcófagos
para os Nobres. Enquanto para o povo era escrito nos papiros.
Moçambique
Oficialmente designado como República
de Moçambique, é um país localizado no sudeste do Continente Africano, banhado
pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Malawi
e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e Suazilândia e África do Sul a sudoeste.
Não se sabe ao certo a data inicial da
arte nesse país, mas podemos retratar a dança mapiko como provedor do povo
guerreiro. Começou a ser colonizado a partir de 1400, mas resistiu até 1930.
Viviam sobre um certo matriarcado, porém eram os homens que se reunião e iam
para a floresta onde usavam máscaras que representavam animais. Essas máscaras
assustavam as mulheres.
A alfabetização era complicada por
conta dos vários idiomas que compõe a cultura moçambicana, em número de 43.
Contudo, não atrapalhava a questão literária dramática. Somente em 1975 ficou
livre do julgo dominante.
Podemos citar como parte da arte de
país: a arte corpórea e falada, o teatro avenida que foi criado por um
português “Mutumbela Gogo” em 1984. O mapiko é baseado nos mitos e crenças e
são divididos em: tradicional, moderno e de hoje.
E por fim, temos o Lipico,
tradicionalmente, o homem que usava a máscara nos rituais.
México
Povos nativos indígenas que viviam no
período pré-hispânico. Bastante evoluído teatralmente, principalmente no que
compete ao teatro ritual. Em algumas
apresentações o público se juntava aos atores.
Tanto a dança quanto o canto tinham o sentido livre.
Eles traziam em si algumas bases
primordiais como o drama, os deuses, o relicário, o cômico, o social e o
familiar. As marionetes eram reproduzidas através de máscaras.
Podemos citar como características
desse lugar o surgimento familiar divino, a preparação dos corpos, a
espiritualidade, onde acreditavam que a morte não é o fim. O teatro era visto como
espaço específico. E o zoomorfismo consistia na caracterização de homens com
seres da natureza em rituais.
É necessário também fazer alusão ao teatro
de rua e as danças tradicionais, lembrando que cada gesto feito em prol da
cultura popular é para segurar seus habitantes que estão abandonando seus
lugares. Talvez por não concordarem com o que estava acontecendo. Com isso,
evangelizadores tentaram implantar um novo teatro, mas perceberam que o já
existente falava por si, então deram prosseguimento a esse. Todavia, a
inquisição achou que estava muito profano e destruiu muitas coisas, muitos
textos foram perdidos.
Reportar a Juana Inés de La Cruz é
falar de escritos muito avançados para o tempo. Entretanto, não podemos
esquecer-nos da guerra, isto é, da revolução no México, do contexto Zarzuela referentes
a textos, músicas e ação dramática. Havia também grupos de rua tão bem
articulados que se tornavam mais forte que os da aristocracia.
O grupo de teatro La Comedia Mexicana é
o maior baluarte do teatro desta década, não só pelo número de trabalhos
apresentados, mas porque nenhum outro grupo deste período subiu ao palco tantas
obras de autores mexicanos. Nesses mesmos anos o Grupo dos Sete teve grande
influência, composto pelos seguintes dramaturgos: Carlos Noriega Hope
(1896-1934), Ricardo Parada León (1902-1972), os irmãos Lázaro (1899-1973) e
Carlos Lozano García (1902-1985?), Juntamente com três dos melhores dramaturgos
da época: José Joaquín Gamboa (1878-1931), Víctor Manuel Díez Barroso
(1890-1930) e Francisco Monterde (1894-1985).
China
República Popular da China, também
conhecida simplesmente como China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais
populoso do mundo, com mais de 1,38 bilhão de habitantes, quase um quinto da
população da Terra. Sua lenda mais conhecida é o nascimento do dragão. Tendo
como figura importante o Gengis Khan, título de um conquistador e também,
atualmente, o nome do imperador mongol, nascido com o nome de Temudjin nas
proximidades do rio Onon, perto do lago Baikal. Gengis Khan nasceu cercado de
lendas sobre a vinda de um lobo cinzento que devorava toda a Terra.
Outro nome conhecido é o de Confúcio,
pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos. Sua filosofia
sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos
nas relações sociais, a justiça e a sinceridade.
A arte é representada pelos 100 jogos, acrobacia
e música, teatro das sombras, os cômicos bufões e palhaços. Além da linguagem
dos manguás. Eles partem do princípio onde a bondade é recompensada e a maldade
é punida.
Por fim, a Ópera de Pequim é Patrimônio
Cultural Intangível da Humanidade, a famosa Ópera de Pequim se consagrou como
destaque quando o quesito é a arte dramática na China. Com um passado de
“apenas” 227 anos, sua herança cultural vem calcificando sua importância ao
longo do tempo, sendo, definitivamente, uma das mais belas, impactantes e
reflexivas formas de arte já produzidas pela humanidade. Venha conhecer um
pouco mais sobre a fascinante Ópera de Pequim abaixo.
Japão
É um país insular da Ásia Oriental.
Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da
China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar
de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul.
Segundo a tradição, o teatro nasceu
quando o Sol voltou a iluminar o mundo. Tem como características os ritos
xintoístas. Para eles o teatro no palco vazio mostra talento e habilidade. Vamos
ter uma certa divisão de períodos: o Muromachi, uma divisão da história
japonesa que vai de aproximadamente 1336 a 1573. O período marca o governo do Shogunato
Muromachi ou Ashikaga, que foi oficialmente estabelecido em 1338. O feudalismo composto
pelo período Edo de forte isolamento político-econômico do país e rígido
controle interno, regulando os feudos através do código de leis. Em 1868, o
período terminou com a Restauração Meiji, quando o governo imperial (tenno)
recuperou sua autoridade, marcando o fim das ditaduras feudais, iníciando a
modernização do Japão.
Com o tempo os Samurais perderam sua
função. Antes, o que era representado por máscaras, agora é produzido através
de maquiagem na pele.
Onnagata, trupe só de mulheres, interpretava
a temática sagrada de forma sensual no início, quando os homens ainda não
participavam desse tipo de arte. Elas eram comumente prostitutas também, o que
fez esse estilo teatral ser censurado em 1629 sob a alegação de que a plateia
só ia ao teatro para “ver” as atrizes bonitas, não para assistir a peça em si.
Teatro Bunraku é uma forma de teatro de
bonecos japoneses, é uma herança da cultura popular que serve para contar as
histórias do Japão antigo. Com movimentos quase humanos e vestidos com
quimonos, os bonecos se transformam em verdadeiros atores no palco.
O butô é uma dança que surgiu no Japão
pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970. Criada por Tatsumi Hijikata na
década de 1950, o butô é também inspirado nos movimentos de vanguarda:
expressionismo, surrealismo, construtivismo.
Índia
Oficialmente denominada República da
Índia, é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, o sétimo
maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Utilizavam o
teatro, a dança, o culto aos deuses para enriquecer sua cultura. Dentre os
deuses mais importantes estão: Shiva deuses supremos do hinduísmo "o
destruidor e regenerador" da energia vital; significa o
"benéfico", aquele que faz o bem. Brahma é o primeiro deus da
trindade do hinduísmo (os outros deuses são Vishnu e Shiva). Considerado deus
da música e das canções, com imagem representada como um ser de muitas faces.
Budismo é uma doutrina religiosa,
filosófica e espiritual e tem como preceito a reencarnação do ser humano de forma
a prender-nos aos sofrimentos do mundo.
O
Kathakaliem é um tipo de dança do sul da Índia, mais precisamente de Kerala.
Ela explora os movimentos leves e um pouco mais lentos, uma das partes do corpo
mais usadas, são o olhar e também os pés. Conhecida por ser uma dança bonita e
difícil. Todas as manifestações acontecem no solo sagrado. Os atores já antes
de entrarem no palco são considerados Deuses.
Referências
Bibliográficas
Seminários
partilhados em sala no dia 26/03/2019.
Wikipédias
acerca dos países.
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