Dos
25 anos que o Teatro da Praia comemora em 2018 — ainda que não oficialmente,
pois o equipamento foi inaugurado só em 1996 -, os últimos oito têm sido de
constante dificuldade. “Em 2010 foi a nossa primeira grande crise. Com o passar
do tempo, manter o espaço ficou mais complicado, é um galpão antigo que precisa
de manutenção permanente”, contextualiza Carri Costa, fundador do Teatro e
diretor da Cia. Cearense de Molecagem. No final de semana passado, o Teatro da
Praia reabriu mais uma vez após alguns meses fechado para reformas estruturais.
“Conseguimos apurar (em uma vaquinha) 30% do valor que pleiteamos, mas deu apra
consertar muita coisa, goteiras, a estrutura do madeiramento do telhado. Agora
estamos tentando conseguir recursos para som e luz”, conta.
E em sua
reabertura em 2018, a turma do CPBT 2018 foi convidada para uma oficina de Cenografia.
Foi-nos contado sobre sua história, dificuldades e vivências.
O
prédio encontra-se alugado há 24 anos e agora traz a público o Festival de esquetes
de 20 anos dentro desse espaço de experimentação. Ouvimos o cenógrafo Rodrigo Frota
que versou sobre sua trajetória, corpo do ator e elementos como cenários,
interpretação e temáticas ligadas à cena.
Dialogou
sobre a importância de gerar cursos para estimular pessoas criativas,
despertando o conhecimento e superando a ausência de materiais sofisticados. Ressaltou
sobre a relevância de ler e assistir peças teatrais.
Maquinista
é o técnico que cuida do teatro não só da cenografia, mas também controla a
caixa de subir e descer, as varas de metal dentre outros elementos necessários
para o bom desenvolvimento dos espetáculos.
Uma
cenografia durará o tempo que dura o espetáculo, uma foto ou um espaço da
memória.
Obs.:
Estudar
cenografia, iluminação, ator e figurino.
Treaton:
lugar onde se ver.
Documentário:
Janela da alma
Bombardeado
por imagens: sede não é nada imagem é tudo.
Você
cuida de tudo, menos do que oferece ao espectador.
O
ator é......tudo
O
resto é pirotecnia e fogos de artifício.
Dicas:
1.
Abrir
a cenografia pode perder peso.
2.
Será
a mesma sensação para pessoas sentadas em lugares diferentes? Todos veem, mas
não têm a mesma sensação.
3.
Criar
condições para o público se deleitar com o que está assistindo.
4.
Quando
retiram do público suas propostas, nossa ideia é nossa e não do outro.
5.
Estragar
o espetáculo é não permitir que o outro veja o teatro sem a necessidade da
realidade, deixemos isso para o padrão televisivo.
6.
Cenário
serve ao ator e precisa ter um objetivo.
7.
Ressignificar
o objeto é importante.
8.
Qual
a sua fórmula secreta de chorar? Conte-nos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário