segunda-feira

Competências e Habilidades

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE ARTES
LICENCIATURA EM TEATRO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO EM TEATRO
PROFESSOR(A): Paulo Ess
ALUNA: Maria Cláudia Costa
DATA: 18/9/2018



1.  Competências e habilidades desenvolvidas em arte?

  De acordo com o site Significados: Competência e habilidade são dois conceitos que estão relacionados. A habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos, enquanto a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação de conhecimentos, atitudes e habilidades. Posto isso, podemos mencionar algumas competências e habilidades presentes no ensino de Artes.
  Partimos do princípio que os conteúdos e métodos educacionais trabalhados no Ensino Médio podem ajudar os alunos a produzirem e apreciarem as linguagens artísticas e continuar a aprender o que é arte à vida toda. Com isso, podemos entender que o processo do ensino e aprendizagem de arte pretende capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes sensíveis estéticos reflexivos criativos responsáveis no coletivo por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades com ética e respeito pela diversidade.
         Depois de ter internalizado as competências citadas acima, é hora de colocá-las em prática. Habilidades são necessárias para tornar real aquilo que até então pertence apenas ao campo das ideias.
         Experimentando elaborações inventivas, percepções e imaginações com significado sobre a cultura, expressão e síntese de sentimentos, devemos transformar conhecimento estéticos e artísticos anteriores em compreensões mais amplas e em prazer de conviver com arte. Realizar produções artísticas individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro, artes áudios visuais) analisando, refletindo e compreendendo os diferentes processos produtivos, com seus diferentes instrumentos de ordem material é ideal, como manifestações socioculturais e históricas.
         Os alunos devem fazer produtos em linguagens artísticas, podendo aperfeiçoar seus modos de elaborar ideias e emoções, de maneira sensível, imaginativa, estética, tornando-se presente em seus trabalhos de música, arte visuais, dança, teatro, artes áudio visual. Criando improvisações, composições, arranjos, jigles, trilhas sonoras dentre outras, utilizando vozes e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos ou inventados e construídos pelos próprios alunos. Bem como, empregar formas de registros gráficos convencionais ou não na escrita e na leitura de partitura, como formas de registros sonoros em áudio, rádio, vídeo, telas informáticas e outras integrantes de mídias e artes audiovisuais.
         O melhor de tudo é que as competências de produção em artes visuais não ficam restritas apenas um pequeno grupo da sociedade. Pelo contrário, podem ser adquiridas por adolescentes, jovens e adultos.

2.  Competências de produção dos alunos da escola média com o ensino do teatro se caracterizam como?

         Caracterizam-se na apreciação dos produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética, conhecendo, analisando, refletindo e compreendendo critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins, de carácter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, semiótico, científico e tecnológico, dentre outros.
         Essa capacidade de apreciação frente a manifestações artísticas do próprio meio sociocultural dos estudantes e também as nacionais e internacionais que integram o patrimônio cultural edificado pela humanidade no decorrer de sua história e nos diferentes espaços geográficos estabelecem inter-relações entre as linguagens artísticas e os demais conhecimentos da área linguagens, códigos e suas tecnologias.
         Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações da arte, em suas múltiplas linguagens, utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o padrão nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica. Bem como, valorizar o trabalho dos profissionais da crítica, da divulgação e circulação dos produtos de arte.

Referências Bibliográficas
PCN em Artes. Conhecimentos em Arte.
Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/competencia/>. Acesso em 15 de setembro de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário