quarta-feira

Esquete Luz vermelha

A adaptação do espetáculo em questão foi apresentada no palco Morro do Ouro do Teatro José de Alencar através da Cia Teatral Acontece.

Uma bicha preta chamada Antônio, vindo de João Pessoa para Fortaleza sem eira nem beira, buscando a própria sorte e narrando os percalços pelos quais passou depois que chegou a Terra da Luz.

Com a chegada das amigas que ajudou a se estabelecer, pensou que enfim poderia ter om quem contar, mas por fim, foi traído e para não deixar suas memórias se perderem com o tempo, deu início às explanações acerca de suas memórias.

Desde que chegara à cidade, fez amizades que nem sempre foram recíprocas. Fez shows, trabalhou em boates e em tudo que lhe garantisse o sustento.

Contudo, não foram apenas coisas boas que lhe aconteceram, ao contrário, mais coisas ruins. Sofreu agressões em praças por parte de policiais, vendeu o corpo, mas era feliz, simplesmente, porque era artista, apesar de não ser fácil. Disse que a pior parte era quando as luzes vermelhas se acendiam, sinal de o que o show acabou, não para sempre...

O monólogo ainda permeou falando de transexuais morta pela sociedade vítima de preconceito, como o caso Dandara que foi assassinada no lugar onde morava. Deixou claro que artista não é doente, que a arte tem que mostrar ao mundo o que pessoas passam nos seus cotidianos. Que somos diferentes, que não somos obrigados a gostar do que todo mundo gosta, a fazer o que a maioria quer. Cada um é único nas suas acepções e escolhas.
Por fim, foi traído pelas amigas, por quem tanto fez e foi deixado de lado por todos, a quem sempre ajudou.

TRAJES DE PAHAÇO


Ora diz que são trajes "cotidianos", ora se distanciam do cotidiano, por isso são considerados uma via de mão dupla.

 Palhaço acha que está elegante segundo sua lógica. Ele não é "jogado" ao se vestir.

Trajes de palhaço geralmente trazem "color block", ou seja, blocos de peças coloridas, porém sem ser "apapagaiado" como as tipologias cômicas do Ceará (humorista cearense).

Sobre maquiagem:

Essa caracterização tem haver com os traços faciais de vocês.

Não vão criar "gotas de lágrimas" ou "coraçãozinhos" ou ainda "florezinhas", pois isto não tem no rosto de vocês.

Obs.: tanto os trajes como a maquiagem trazem o exagero.

Se você magro demais, procure usar algo que te deixe mais magro ainda.

Se for é alto demais, se é gordinho, enfim. Se tem boquinha pequena ou grande ou sobrancelha que salta, enfim, sempre o exagero para MAIS ou para MENOS.

Dicas de um autor desconhecido

Culinária Fitness: Pizza de Pão de Forma


Ingredientes:

1 pacote de pão de forma integral sem casca
4 colheres de sopa de molho de tomate sem açúcar
600 gramas de frango desfiado e temperado
4 colheres de sopa de requeijão
300 gramas de queijo mussarela
Azeitona à gosto
Milho à gosto
Orégano

Preparo:
Em uma assadeira disponha todos os pães.
Passe o molho de tomate por cima e adicione o frango, depois o requeijão, o queijo, a azeitona, o milho e o orégano.
Para finalizar, pode colocar rodelas de tomate se gostar.
Leve ao forno pré-aquecido à 180 graus de 15 a 20 minutos.

sábado

Culinária Fitness: Macarrão


Ingredientes:

250g de peito de frango
100g de macarrão integral
1 tomate grande
1/2 copo de requeijão light
1 copo de água
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 pitada de açúcar
Cebola e alho a gosto
Azeite para refogar
Salsinha a gosto
Curry a gosto

Preparo:

Cozinhe e desfie o peito de frango. Reserve.
Corte o tomate em pedacinhos, retirando as sementes. Reserve.
Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite.
Adicione o tomate, a pimenta, o curry, o açúcar e 1/2 copo de água.
Deixe os pedaços de tomate cozinharem até se desfazerem.
Acrescente o frango e o restante da água.
Mexa até ferver e desligue.
Adicione o requeijão e coloque sal a gosto (o requeijão altera a necessidade de sal, então é importante salgar depois de coloca-lo).
Sirva e tempere com salsinha.

Obs.: A receita de hoje é um macarrão gostoso e nutritivo! O macarrão integral é menos refinado que o macarrão branco, o que preserva seus nutrientes e traz uma sensação maior de saciedade, por ser rico em fibras. O frango é uma excelente fonte de proteínas com pouca gordura, e o requeijão light é uma alternativa mais leve pra curtir o sabor.

Culinária Fitness: Limpe os seus Rins sem Dor


Os anos passam e nossos rins estão sempre filtrando o sangue, removendo o sal, veneno e tudo que seja prejudicial em nosso sistema. Com o tempo, o sal se acumula e isso precisa de um tratamento de limpeza.

Como se livrar disso?

É muito fácil, primeiro pegue um ramo de salsa e lave muito bem, em seguida, corte em pedaços pequenos e coloque-o em uma panela e adicione água limpa (1 litro). Ferva por dez minutos, deixe esfriar, coe em uma garrafa limpa e coloque-o na geladeira.

Beba um copo por dia e você vai ver que todo o sal e veneno acumulado nos seus rins, começam a surgir ao urinar.

A Salsa é conhecida como o melhor tratamento de limpeza para os rins e é natural!


Espetáculo Tempo Zero

Com o palco em arena, ao entrarmos nos deparamos com corpos deitados ao solo em posição fetal. Concentração digna de aplausos, pois ficaram lá pelo tempo necessário, sem ao menos mostrar a respiração.

No quesito iluminação e produção de cenário nota 10. O figurino é uniforme nas cores e modelos, apesar de que haviam contradições entre eles.

Baseado em muito movimento corporal e danças ritualística dispuseram de sons e imagens como de um coração pulsando, trovões, natureza, aves e animais que vagam pela noite.


A narrativa seguiu o caminho histórico antropológico, tendo início no nascimento, passando pela era das cavernas desembocando na atualidade. Mostrando os primeiros sinais emitidos pelos primatas, passando pela dança do fogo até o homem que se ergue.



No início a humanidade era confusa e desnorteada. Muito tempo se passou, contudo, essa condição não mudou. Vimos o tempo que controla que dá corda. O homem como objeto do sistema que intervém um no outro. o assédio de um sobre o outro e a saudação a Mãe Terra.


E para variar tudo finda em festa.

P.S.: O povo quando sabe o poder que tem em mãos tem a capacidade tanto de apagar quanto acender a luz. Só depende de nós.

Culinária Fitness: Bolo de Coco Delicioso


Ingredientes:
1 caixinha de creme de leite
150gr de coco
200ml de leite de coco
4 ovos
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de manteiga
1 colher de sopa de adoçante forno e fogão

Preparo:
Bata às claras em neve e reserve.
Em outro recipiente bata os outros ingredientes.
Depois misture a clara em neve com os outros ingredientes com cuidado
Leve ao forno por 30min.


sexta-feira

,Espetáculo Ato Confessional Nº 5

O Espetáculo Ato Confessional Nº 5 apresentado pelo Grupo de Teatro Valkírias versa sobre os anos negros da ditadura, onde muitas pessoas foram torturadas, presas e mortas. Aquelas que conseguiram fugir, algumas ainda foram presas, outras se suicidaram e outras, por fim, conseguiram retornar a pátria. Foram anos em que o Brasil mesclou atividades como carnaval e outros rituais classificados como datas comemorativas e dias de luta. Enfim, as luzes se apagaram e um tambor assustador começou a ressoar marchas e luzes de lanternas vinham aos montes.

 Agora é maio de 1968, vem à opressão. Quando o dedo mostra a Lua, o imbecil nobre olha para o dedo. Para a luta precisamos de um povo organizado e armado essa é questão. Conscientizar para quê, cada um só faz o que dá na telha, não está preocupado com outro só consigo mesmo. Se eu estou bem o outro não me interessa, é só procurar meia dúzia de culpados e pronto, problema resolvido. Quem consegue assumir a própria culpa? Ninguém. É difícil, mas como vamos derrubar a ditadura. Só o povo armado e organizado pode fazer isso.

O espetáculo também retratou algo que pessoalmente acho feio: palavrões, mas foi com tanta naturalidade, que me envergonhou. Ainda mais quando buscaram a liberdade total chegando até a nomear órgãos genitais. Contudo, deixo claro que não é um julgamento de conceitos, mas uma questão pessoal minha. Continuem nos livrando das amarras.

É proibido proibir. Agora mulheres frequentam bares e bebem e pagam a conta. Quando não pagam as próprias contas, vão para a cozinha lavar a louça, pois o importante é chegar ao mesmo patamar do homem: a liberdade. Liberdade essa, que privou as pessoas que se encontravam na escuridão das prisões, na qual os abutres as enchiam de pancadas que escureciam a alma e matava aqueles que desencarnaram e também aqueles que continuavam encarnados.

13 de dezembro de 1968 está instaurado o Ai-5. Ditadura declarada. Não possível que ainda hoje as pessoas digam que ela não aconteceu. As mães choram por seus filhos. São loucas, afinal, isso nunca aconteceu, então vão chorar por quem? Nos quartéis muitos acontecimentos diabólicos e negam até hoje. Atualmente, a população diz que só passou por esse pesadelo quem era contra. “meu pai, minha mãe viveu nessa época e nunca fizeram nada contra eles”. Se fossemos depender dessas pessoas, ainda viveríamos sob esse regime que abusar, usa e abusa sempre.

O que é censurar? Oxi, é não permitir, é cortar extinguir, não te deixar falar. É tirar sua liberdade. Mas quem realmente tem liberdade? Se quer sabemos o que é liberdade?

O espetáculo ainda trouxe a água como elemento de purificação, mas que nem sempre é eficaz. Incluiu em sua narrativa Lisístrata, Édipo e Medeia. Assim, retornamos aos primórdios, ao teatro original que ensina, faz e produz. Gritou que a plateia tem que sair das salas do teatro, tem que ir às ruas. Tem que saber usar tudo a seu favor. Tem que denunciar a violência contra as mulheres e toda forma de opressão. Ao abrir a porta o público saiu e caminhou pelos corredores, não ao enclausuramento, não a repressão, temos que renovar as ideias, os pensamentos e as formas de ver o mundo, não podemos mais deixar os velhos no poder, enquanto os jovens vão para o caixão, pois se dessa forma continuar não sabemos como é que vai terminar essa relação, essa impressão, essa figuração...