segunda-feira

CAPÍTULO 45: RESQUÍCIOS DO CARNAVAL 2018

E finalmente entendi que minha evolução está sortindo efeito.

Tantas coisas que achava que gostava, que precisava fazer para ser feliz, perdeu a importância, quando me dei conta de que aqueles desejos nada mais eram que fantasias de uma pessoa doente, que precisava para se sentir viva.

Por muito tempo, pensei gostar de anime, do Sana, de pré-carnaval, de carnaval, de multidão e festas escandalosas, onde encontramos apenas bebedeiras e músicas falidas que ajudam a degrinir as estruturas sociais.

Foram preciso apenas três dias dentro de uma casa com pessoas que se quer lembravam-se da existência de Deus, sem generalizar, mas notei isso na falta de respeito que tinham por si e pelo outro. Desse modo, vi nitidamente que ali não era ambiente para mim, cada um busca para si o que melhor lhe convier e como particularmente não apoio certas coisas, então como diz o ditado: os incomodados que se retirem, peguei minhas coisas e vim em boa hora, porque o que não quero para mim não desejo a outrem.

E fiquei mais feliz ainda, por ver que minha irmã concorda comigo. E o melhor é que sai daquele ambiente escandaloso direto para um ambiente de amor, paz e caridade.

Sair, divertir-se é excelente, mas com moderação e bom senso. Beber para cair e perder a consciência não é normal, nem saudável, fumar para incomodar a vida alheia e matar a si e aos outros, não me parece legal. Enfim, somente por necessidade, mas pretendo nunca mais participar de coisas assim.

Como Deus sabe de todas as coisas, permitiu que eu fosse até ali para ter a certeza de que aos poucos estou entendendo o que realmente é necessário a minha evolução espiritual, moral e humana. E de resto, por aqueles que também precisam evoluir, só me resta orar.


P.S.: Contudo, gostei muito de ter ido, tirando as inconveniências ocorridas, houve momentos divertidos e que foram bem aproveitados.


Capítulo 44: Um ano e meio de Bariátrica

Antes 10 meses de tratamento.
De 149kg para 75kg, sendo que 17kg foram perdidos antes de operar.
Pretendo chegar aos 60kg e tenho 1,65m
Cortei 90% da minha alimentação
Refrigerante e açúcar, se Deus quiser, nunca mais.
Comorbidades: gordura no fígado e resistência a insulina
Sequelas: artrose nos dois joelhos
Pontos positivos: vida nova, saúde, vivacidade, amor próprio, gratidão eterna dentre outros imagináveis e inimagináveis.
Arrependimento: Não ter feito antes
Medo: nunca
#PqSouDessas

domingo

CAPÍTULO 43: PRIMEIRO CONTATO COM O TEATRO

Um dia bem distante, quando não sabia o que queria ser quando crescesse, além de outras profissões pensei em ser atriz. Mas estava fora da minha realidade, tanto pelo fato de Fortaleza não oferecer oportunidades, quanto minha condição financeira, física e psicológica. Como uma moça obesa e feia conseguiria tal coisa.

Então, depois de ter sido agraciada com uma nova oportunidade de viver e fazer tudo aquilo que sonhei e não sonhei, também, eis que em fevereiro de 2017, apareceu como por encanto a página do Cita (Curso de Iniciação Teatral Acontece), chamou-me atenção de cara, mas vou confessar que fiquei em dúvida, primeiro porque busquei a utilidade do curso, depois o valor e por fim não sabia se eu serviria para esses fins.



Guardei segredo até o dia da primeira aula, para ter certeza do que queria. E desde o primeiro minuto que pisei naquele espaço, vi que havia tomado a melhor decisão. Eu amei cada segundo da primeira aula, fiquei triste quando terminou, mas ansiosa pela próxima e pela seguinte.


Costumo dizer que sou mais feliz nos sábados pela manhã. Minha intenção em ter ido fazer o curso, era de me encontrar através das personagens que viria interpretar. Contudo, ainda não me encontrei, mas em contrapartida, descobri o lugar em que quero sempre está: o palco.



A decisão foi categórica: quero tudo que eu puder tirar de proveito desse curso e de todos os outros que tiver oportunidade de fazer.


Culinária Fitness: Nhoque de Batata Doce Prático

Ingredientes:

100g de batata doce cozida e sem casca
60g de patinho moído grelhado ou peito de frango cozido e desfiando
Queijo ralado opcional 
Molho de tomate caseiro
Sal, alho e manjericão a gosto

Preparo:

Assar no forno ou na airfryer até dourar.

Culinária Fitness: Pizza Fake

Ingredientes:
6 ovos
5 Cs de requeijão light (ou creme de ricota)
2 Cs de queijo parmesão ralado
Sal e temperos a gosto
1/2 Cs de fermento em pó

Preparo:

Misture bem todos os ingredientes, deixando o fermento por último.
Despeje a massa em uma forma untada e leve ao micro-ondas por cerca de 4 minutos ou até ela não ficar mais mole.

Depois disso, retire do micro, recheie (eu recheei com molho de tomate caseiro, requeijão, queijo mussarela e orégano), leve de novo ao micro para gratinar e pronto!

sexta-feira

Culinária Fitness: Prestígio Saudável

Ingredientes:

2 xícaras de coco fresco ralado
4 claras de ovos
1/2 xícara de xylitol
pitadinha de sal

Preparo:

Misture bem o xylitol às claras.
Se necessário, liquidificar.
Adicione o coco ralado à mistura, despeje em uma assadeira (eu usei forminhas de silicone, sugiro uso de papel manteiga caso use assadeira tradicional) e leve ao forno médio por aproximadamente 12 minutos (se quiser mais tostado, aguarde um pouco mais).

Retire, deixe esfriar um pouco e cubra com chocolate amargo derretido em banho maria ou no microondas (pelo menos 70% cacau). Leve à geladeira para endurecer o chocolate. Caso tenha feito na assadeira, corte em quadradinhos.

Culinária Fitness: Rocambole Fit

Ingredientes para o rocambole:

4 ovos
1/3 de xícara de leite(integral ou vegetal)
1/3 de cacau em pó 
1/3 de açúcar mascavo 
1/3 de xilitol 
1/2 xícara de farinha de aveia ou de arroz 
1/2 colher de chá de fermento em pó 
Essência de baunilha à gosto.

Preparo:

Bata as claras com o xilitol na batedeira até dobrar de tamanho e ficar em pico duro, reserve.
Em outro recipiente adicione as gemas, o cacau em pó, o açúcar mascavo, o leite e a essência de baunilha e bata até tudo ficar bem homogêneo.
Depois, adicione a farinha de aveia e misture.
Por último, adicione as claras em neve e misture delicadamente para não perder a aeração. Forre uma forma grande com papel manteiga e jogue essa massa.
Pré-aqueça o forno em 180 graus e deixe assando por aproximadamente 10 minutos.
Assim que assar tire o papel manteiga e deixe esfriar.

Ingredientes para o ganache:

300 gramas de chocolate 70% picado
2 doses de whey de chocolate
300 gramas de creme de leite fresco ou o de lata

Preparo:

Em um liquidificador adicione 300 gramas de chocolate 70% picado + 2 doses de whey de chocolate.
Esquente 300 gramas de creme de leite fresco ou o de lata e jogue por cima do chocolate. Bata bem até ficar tudo homogêneo.
Adicione essa mistura em um pote e leve a geladeira por 1 hora.

Para a montagem:


Espalhe a ganache em todo o rocambole e enrole, passe o restante da ganache por cima.

Culinária Fitness: Bolo de Milho

Ingredientes: 
1 lata de milho verde escorrido
1 vidrinho de leite de coco
1/2 xícara de óleo de coco
2 ovos
1 xícara de açúcar mascavo ou demerara 
 liquidifica tudo
1 xícara de farinha de milho (tipo flocão)
1/2 xícara de coco ralado
1 colher de sopa de fermento químico
junta à mistura do liquidificador.

Preparo:
Assa em forma untada e enfarinhada com a farinha de milho por uns 40 minutos em forno médio.


Culinária Fitness: Mousse de Chocolate e Café

Ingredientes:

1 vidro de leite de coco
100g de chocolate 80% cacau picado
3 gemas
1 colher de chá de café solúvel
1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparo:

Numa panela, em fogo baixo, coloque as gemas com o leite de coco e cozinhe por no máximo 5 minutos.
Adicione o café solúvel e o extrato de baunilha até incorporar ao creme.
Desligue e transfira para o liquidificador junto com o chocolate 80% cacau picado.
Espere uns 3 minutos para que o chocolate derreta e, em seguida, bata em velocidade alta por uns 4-5 minutos para deixar a mousse bem aerada.

Distribua em taças e leve para gelar por no mínimo 3 horas.


Culinária Fitness: Vinagrete de Banana

Ingredientes: 

1 banana da terra
½ cebola rocha picada em cubos
1 limão espremido
Azeite
Sal à gosto
Salsinha e Coentro picados à gosto
Preparo:


Se quiser pode adicionar pimenta dedo de moça.
Corte a banana em cubos e junte com todos os ingredientes picados e deixe pegar o sabor antes de servir.

CAPÍTULO 42: DIVALDO FRANCO EM A PAZ É O CAMINHO

E hoje foi o dia da palestra com uma das melhores pessoas que já pisou essa terra: Divaldo Pereira Franco. Como foi difícil conseguir esse ingresso, mas valeu a pena.

Divaldo franco foi a primeira pessoa que vi quando fui chamada a participar dessa Doutrina de Amor e Caridade, um vídeo dele no programa do Jô, fez-me apaixonar de cara. E a cada dia que passava, mais vídeos eu assistia e mais encantada ficava.

Em fevereiro de 2017, Ele veio à Fortaleza, mas além de ter de pagar R$ 50, o que na época eu não tinha, também era difícil por conta da distância, acabou que não fui. Todavia, eu estava no Lar de Clara quando o médium Nilton Sousa falou que o Divaldo brevemente estaria ali naquela casa para palestrar e na mesma hora não tive dúvidas, estarei aqui nesse dia.


Quando começaram as divulgações, lá estava eu a busca de saber quando seria.

No dia 6 de janeiro de 2018, abriu o 1º lote as 16h com 300 ingressos. Durou apenas uma hora e eu na minha santa ignorância, achei que quando chegasse em casa há meia noite, ainda teria. Fiquei muito triste, por não ter conseguido, mas ainda poderia ir ao hotel, naquele lugar o ingresso custava R$ 60, contudo, dessa vez, eu iria. Todavia, logo foi dito que haveria um 2º lote, esse eu não perderia por nada. Seria no dia 11 de janeiro de 2018, as 10h. As 9:30h já estava no site. Consegui um para mim e para minha irmã. Graças a Deus deu certo, os ingressos estavam assegurados. Outra vez, foram disponibilizados mais 300 ingressos que duraram apenas 10 minutos para acabar.  Agora era esperar, muito ansiosa.

Enfim chegou o dia 6/2/2018. Chegamos lá, eu e minha irmã, por volta das 16h, mas começou somente as 19:30h. Quando Ele entrou, apesar da idade, mostrou-se muito forte, vivaz e sábio.

A conferência foi muito bonita. Na abertura, tivemos meninos do Lar de Clara cantando e tocando e um coral. Ainda contamos com a presença de outros trabalhadores e convidados agradecendo a presença daquele ser tão magnífico. Mas estava ansiosa querendo ouvi-lo.

E sobre o tema: A Paz é o Caminho, ele palestrou e contou histórias que eu já conheci e para finalizar, ele declamou o Poema da Gratidão que é belíssimo. Eu acho que já o escutei tanto, que sei bem cada passo dado por ele. Dessa forma, arrisco defini-lo como homem sábio, caridoso e honesto em seus princípios e afirmações.

E no final não poderia deixar de ter a foto, não foi à foto que eu queria do jeito que sonhei, mas foi a que foi possível por conta da quantidade de pessoas e de sua idade, foi no autógrafo do livro.


Para mim, o que mais importa é comungar com o mesmo ideal de paz, que para muitos pode parecer utópico, mas Ele me fez crer que não, pois me apresentou o evangelho de Cristo de uma forma que ninguém o fez.

Sob os lemas: amar o próximo como a ti mesmo e não deseje ao outro o que não queres pra ti, faz com que tomemos consciência de que somos todos iguais e que estamos caminhando para o lugar mais justo em que os seres podem está.


Espero ter outras oportunidades!!!

quinta-feira

CAPÍTULO 41: É VOCÊ QUEM EU AMO

   Passei a vida inteira fingindo ser uma pessoa que não era, mas que nunca me dei conta de que aquela me fazia mal. Então, quando Deus me agraciou com uma nova vida, pude fazer um comparativo entre o antes e o depois é ver que passei mais de três décadas vivendo em um mundo de fantasias, que criei para me isolar das pessoas e do preconceito que mantinham sobre mim.


Dezembro de 2016, perdi-me de mim, já não sabia mais me definir. Quem eu era? Não sabia. Teatro nunca passou pela minha cabeça. Mas tinha certeza que precisa de algo novo, que nunca tivera feito antes. Foi quando vi um anúncio da Cia Teatral Acontece. Até então, todo curso que fazia, tinha fins práticos. E essa foi minha dúvida no primeiro momento. Vou gastar, mas que praticidade tem o curso, pensando no lado financeiro. Todavia, fui tão bem acolhida desde o primeiro contato, que resolvi fazer, porém antes me certifiquei de todos os prós e contras, assim acabei perguntando o que naquele momento me parecia mais sensato: se eu parar de vir as aulas tenho que continuar pagando? E o Almeida, professor e proprietário da Cia, respondeu que pagava pelo que eu usasse. Então resolvi dar início. Não contei a ninguém. Preferia ver no que daria, pois poderia ser mais uma invenção desnorteada dessa cabeça vazia.


Contudo, não precisei mais que uma aula para ter a certeza da decisão correta que tomei. Nunca fiz nada com tanto empenho. Nunca amei tanto fazer algo, como amo fazer teatro. Hoje, não me vejo fora desse mundo. Antes queria pôr querer. Agora quero por todas as finalidades existentes ou não que alguém possa imaginar.